O tratamento endodôntico (tratamento de canal) lida com doenças da polpa dentária e frequentemente representa a última chance de preservar um dente natural. Ele permite evitar a extração (remoção), que deve ser sempre o último recurso. Os benefícios de um dente tratado endodonticamente adequadamente são significativos. Eles permitem a manutenção de longo prazo do próprio dente na cavidade oral, bem como fornecem uma base sólida para uma coroa ou pilar de ponte. A essência do tratamento de canal é a remoção da polpa doente da câmara e dos canais radiculares, alargamento mecânico e desinfecção dos canais e seu preenchimento firme com materiais especiais. Para garantir o máximo conforto do paciente, experiência indolor e eficácia do procedimento, nós o realizamos sob anestesia local. Cuide da sua saúde bucal com os especialistas em endodontia da Clínica Odontológica BH. Tratamento de canal seguro, eficaz e sem dor.
Em linha com o padrão global de tratamento endodôntico, nossa clínica foi equipada com microscópios modernos.
Por que o tratamento de canal radicular deve ser feito sob um microscópio?
O tratamento de canal, devido ao complexo interior do dente e dos canais radiculares, e ao pequeno campo cirúrgico (1 mm x 1 mm), é uma das áreas mais desafiadoras da odontologia , e o tratamento de canal realizado corretamente ascende ao posto de verdadeira arte.
Inconvenientes durante o tratamento endodôntico podem se tornar uma estrutura dentária atípica, canais muito estreitos ou obliterados e raízes curvas. O tratamento permite a remoção segura de obturações antigas de coroa e raiz e cimento duro preenchendo o canal radicular. O curso do procedimento pode ser complicado por complicações como quebra de ferramenta, perfuração ou negligência de canais adicionais. Em todos esses casos, o uso de um microscópio torna o tratamento extremamente preciso e mais eficaz e durável do que no caso de métodos tradicionais. O diagnóstico microscópico permite a identificação e o início do tratamento apropriado no caso de rachaduras e fraturas de tecidos dentários invisíveis a olho nu.
O tratamento de canal radicular sob um microscópio, graças à sua precisão (o procedimento é realizado com uma ampliação de 20 a 30 vezes), é caracterizado pela segurança e alta eficiência. É não invasivo e permite evitar a extração do dente e a necessidade de substituí-lo por um implante ou ponte protética.
Um microscópio especialista em tratamento endodôntico não é tudo…
Dique de borracha – Uma borracha especial colocada no dente tratado com uma pinça de fixação. Desta forma, é possível obter maior acesso ao interior do dente. Isso não só afeta a qualidade do procedimento (reduzindo o risco de entrada de saliva), mas também aumenta o conforto do paciente (proteção contra preparações ou ferramentas prejudiciais).
Imagem RVG/CBCT – tirada no local, para diagnóstico rápido, localização da fonte da dor e avaliação da correção do tratamento realizado.
Endômetro – um dispositivo moderno, eletrônico e preciso que ajuda a determinar o comprimento do canal do dente tratado com precisão de centésimos de milímetro, ao mesmo tempo que limita a necessidade de tirar várias imagens RVG e, assim, permite encurtar o tempo de consulta.
EndoMotor e máquinas-ferramentas – garantem o alargamento e a desobstrução adequados dos canais radiculares no menor tempo possível e, assim, na maioria dos casos, a conclusão do tratamento em uma única visita.
Pistola de guta-percha líquida – garante preenchimento preciso e firme dos sistemas radiculares.
Jateador abrasivo – permite perda mínima de tecidos dentais saudáveis com máxima eficiência; partículas de areia sob pressão atingirão todos os cantos do dente infectado, o que é particularmente importante no caso de tratamento de canal radicular repetido e dentes previamente “perfurados”.
Endodontia Microscópica – procedimentos realizados
Em nossa clínica odontológica em Poznan, realizamos uma série de procedimentos indolores no campo da endodontia microscópica. Os mais comuns incluem:
- tratamento de canal primário e secundário,
- remoção de restaurações antigas de pinos e núcleos do canal do dente,
- extração de instrumentos quebrados de canais radiculares,
- fechamento de perfurações,
- remoção de cimento do canal do dente.
Os procedimentos são realizados em condições confortáveis, sob anestesia local. Graças ao uso das últimas tecnologias e materiais, conseguimos concluir o tratamento na maioria dos casos durante uma única visita.
Como ocorre o tratamento?
Em uma simplificação ampla, uma visita ao endodontista começa com anestesia local e a remoção da polpa dentária dos canais e câmara do dente. Então – após analisar a quantidade, comprimento e curso – os canais radiculares são expandidos, preenchidos e fixados com um curativo apertado.
O endodontista também informa o paciente sobre a melhor maneira de reconstruir o dente após o tratamento de canal (coroa de porcelana/reconstrução de resina composta).
Endodontia – Tratamento de Canal: Perguntas Frequentes
1. O que é endodontia?
Endodontia é a área da odontologia que trata de doenças e lesões da polpa do dente que é chamada pordia do “nervo dental, Este procedimento é necessário quando a polpa dentária é danificado pela cárie profunda, trauma físico, ou infecção bacteriana para salvar o dente, O tratamento endodôntico (chamado popularmente de “tratamento de canal”) elimina a infecção e conseqüentemente a dor.
2. O que é o tratamento de canal?
O tratamento deste procedimento é uma operação dentária que remove a polpa danificada ou infectada ou seja,, Após a remoção de todo tecido mal é feito o saneamento do canal e fecha-se o orifício para que não possa aparecer nova infestação bacteriana. É necessário fazer esse procedimento a fim de salvar o dente pois permitir sua extração e repor a funcao mastigatória do individuo o tratamento do canal.
3. Quais são os sinais de que eu preciso de um tratamento de canal?
Dor persistente em um dente, sensibilidade ao calor ou ao frio, inchaço da gengiva ao redor de um dente afetado e o amarelecimento (quando não está, na verdade, apenas temporariamente manchado) indicam sinais comuns. Se você apresentar qualquer destes sintomas, convém consultar um dentista para maiores esclarecimentos: O problema pode se alastrar e pode trazer complicações sérias.
4. O tratamento de canal dói?
Com os avanços no campo da endodontia e o uso de anestésicos eficazes, o tratamento de canal hoje em dia é praticamente indolor! Durante o processo, os pacientes nada sentem além de leve pressão na área tratada. Após o tratamento, pode haver um certo desconforto que ocorre geralmente apenas nos primeiros dias alternativos, e pode ser contido com a ajuda da medicina que seu dentista receitará.