Em uma entrevista com o Dr. Frederico Vasconcelos ele esclarece diversos fatores sobre a Rinoplastia. Sem dúvida, o nariz é a parte do rosto que mais se destaca. Muito provavelmente, é por esse motivo que bastante gente sente o desejo de modificá-lo. A boa notícia é que tal façanha pode se tornar realidade com a realização de procedimento cirúrgico, mas há quem desconheça a prática. Afinal de contas, o que é rinoplastia?
Dr. Frederico Vasconcelos diz: “A rinoplastia é a cirurgia plástica feita no nariz. O procedimento está entre os mais realizados em todo o mundo e também no Brasil.” E engana-se quem pensa que a intervenção tem apenas objetivos estéticos. Em alguns casos, ela é recomendada para fins funcionais, ou seja, para resolver problemas relacionados à respiração.
Afinal, rinoplastia para quê?
Dr. Frederico Vasconcelos esclarece “A insatisfação com o nariz atinge grande número de pessoas, inclusive afetando a autoestima de uma ampla parcela.” Sendo assim, modificá-lo é a solução encontrada por muitos para se sentir bem com a própria imagem.
Mas existem parâmetros a serem seguidos em uma cirurgia para correção nasal. A vontade do paciente, sem dúvida, será observada pelo médico. Todavia, o formato do nariz deverá ser adequado às características de cada indivíduo, de forma a gerar harmonia e proporção em relação ao rosto.
Assim, saiba que a rinoplastia permite:
- afinar a ponta do nariz, de modo a deixá-lo mais delicado e harmônico com a face;
- diminuir o tamanho para adequá-lo ao perfil de cada pessoa;
- corrigir a giba nasal, ou seja, o “calombo” presente no nariz de alguns indivíduos;
- afinar a parte de cima do nariz, isto é, o dorso nasal, a fim de deixá-lo menos largo ou grosso;
- corrigir o nariz torto, resultado de algum trauma ou alteração genética.

Para quem é indicada a rinoplastia?
Entendido o que é rinoplastia e por que o procedimento é realizado, é fundamental saber para quem ela é indicada. Dr. Frederico Vasconcelos diz: “De acordo com especialistas, a intervenção só pode ser feita em pessoas que já tenham o nariz completamente formado”.
Em outras palavras, a cirurgia só é segura em indivíduos com a estrutura nasal e as cartilagens constituídas. Em meninas, isso acontece por volta dos 15-16 anos; já em meninos, por volta dos 18 anos. Pessoas que não gostam da aparência do nariz devem procurar o especialista para avaliar a possibilidade de correção cirúrgica. Além disso, a rinoplastia pode ser realizada junto com outros procedimentos que objetivam resolver problemas de ordem respiratória, tais como:

Desvio de septo
Dr. Frederico Vasconcelos diz: “O septo nasal é a parede que fica localizada entre as duas narinas”. A estrutura pode ficar fora do lugar por causa de um traumatismo ou por problema congênito, surgido desde o nascimento.
Carne esponjosa
Chamada no linguajar médico de adenóide, ela está situada na região posterior ao septo nasal. Quando a estrutura aumenta de tamanho, o paciente fica com dificuldade para respirar, sendo a causa de ronco e inflamações nos ouvidos, por exemplo.

Sinusite
Dr. Frederico Vasconcelos esclarece: “A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, que são as cavidades de dentro do nariz que auxiliam no aquecimento, umidificação e filtracão do ar que chegará aos pulmões.” Pode surgir, dentre outros motivos, em decorrência de gripe ou alergia, vindo a afetar a drenagem destes seios. A intervenção cirúrgica para solucionar o problema é recomendada quando o quadro se torna recorrente. E então, tirou suas dúvidas sobre rinoplastia? Aproveite para entrar em contato com o Dr. Frederico Vasconcelos https://www.cirurgia.net/ e tire a suas duvidas sobre o procedimento.