Uma visão geral da Nutrição esportiva

A nutrição esportiva é um tema em constante mudança e tem crescido como um campo dinâmico de estudos clínicos. A pesquisa continua a aconselhar melhores diretrizes nutricionais e suporte para adultos ativos e atletas competitivos. A ciência reconhece a nutrição esportiva e a ingestão de energia como a “pedra angular da dieta do atleta”.

O que é nutrição esportiva?

A nutrição esportiva é a base do sucesso atlético. É um plano de nutrição bem elaborado que permite que adultos e atletas ativos tenham o melhor desempenho. Ele fornece o tipo certo de alimento, energia, nutrientes e fluidos para manter o corpo bem hidratado e funcionando em níveis máximos. Uma dieta de nutrição esportiva pode variar de um dia para o outro, dependendo das demandas energéticas específicas.

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Nutrição Esportiva Básica

A energia necessária para viver e praticar atividades físicas vem dos alimentos que comemos e da ingestão de líquidos. Os macronutrientes nos seguintes grupos de alimentos fornecem a energia essencial para o funcionamento ideal do corpo.

Carboidratos

Os carboidratos são simples ou complexos e a fonte de energia mais importante para o corpo humano. Carboidratos simples incluem açúcares que ocorrem naturalmente em alimentos como frutas, vegetais e leite. Pão integral, batatas, a maioria dos vegetais e aveia são exemplos de carboidratos complexos saudáveis. Seu sistema digestivo quebra os carboidratos em glicose ou açúcar no sangue, que fornecem energia às células, tecidos e órgãos.

Proteínas

As proteínas são constituídas por uma cadeia de aminoácidos e são essenciais para todas as células do corpo humano. A proteína pode ser completa ou incompleta. Uma proteína completa contém todos os aminoácidos necessários ao corpo e inclui fontes animais como carne, peixe, aves e leite. Fontes de proteína incompletas (normalmente proteínas de origem vegetal) muitas vezes carecem de um ou mais dos aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais não podem ser produzidos pelo corpo e devem ser fornecidos pelos alimentos. A proteína desempenha um papel importante na recuperação e crescimento muscular.

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Gorduras

As gorduras podem ser saturadas ou insaturadas e desempenham um papel vital no corpo humano. As gorduras insaturadas são consideradas saudáveis ​​e vêm de fontes vegetais como azeite e nozes. As gorduras saturadas são encontradas em produtos de origem animal, como carnes vermelhas e laticínios com alto teor de gordura, que são indicados para aumentar o risco de doenças.

O objetivo da nutrição esportiva

Adultos ativos e atletas competitivos recorrem à nutrição esportiva para ajudá-los a atingir seus objetivos. Exemplos de objetivos individuais podem incluir ganhar massa magra, melhorar a composição corporal ou melhorar o desempenho atlético.

Esses cenários específicos do esporte requerem diferentes programas nutricionais. Os resultados da pesquisa indicam que o tipo certo de alimento, ingestão calórica, dosagem de nutrientes, fluidos e suplementação são essenciais e específicos para cada indivíduo. A seguir estão os diferentes estados de treinamento e esporte competitivo que se beneficiam da nutrição esportiva.

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Comer para fazer exercícios / desempenho atlético

Os programas de treinamento requerem uma dieta bem elaborada para adultos ativos e atletas competitivos. A pesquisa mostra que um plano de nutrição balanceada deve incluir calorias suficientes e micronutrientes saudáveis ​​para otimizar o desempenho atlético. O corpo usará carboidratos ou gorduras como principal fonte de energia, dependendo da intensidade e duração do exercício. A ingestão calórica inadequada pode impedir o treinamento e o desempenho atlético.

FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas

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